<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<metadatalist>
	<metadata ReferenceType="Journal Article">
		<site>plutao.sid.inpe.br 800</site>
		<holdercode>{isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S}</holdercode>
		<identifier>J8LNKB5R7W/3Q639BS</identifier>
		<repository>urlib.net/www/2017/12.05.14.01</repository>
		<lastupdate>2017:12.07.15.56.50 dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 administrator</lastupdate>
		<metadatarepository>urlib.net/www/2017/12.05.14.01.05</metadatarepository>
		<metadatalastupdate>2018:06.04.23.26.41 dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 administrator {D 2017}</metadatalastupdate>
		<issn>1676-4439</issn>
		<label>lattes: 3368137994024629 3 PutyFraCarSilSil:2017:QUACSÃ</label>
		<citationkey>PutyFraCarSilSil:2017:QuAcSã</citationkey>
		<title>Quão acuradas são as projeções financeiras e atuariais do regime geral da previdência social?</title>
		<year>2017</year>
		<month>jan./jun.</month>
		<typeofwork>journal article</typeofwork>
		<secondarytype>PRE PN Local</secondarytype>
		<numberoffiles>1</numberoffiles>
		<size>590 KiB</size>
		<author>Puty, Claudio Alberto Castelo Branco,</author>
		<author>Francês, Carlos Renato Lisboa,</author>
		<author>Carvalho, Solon Venâncio de,</author>
		<author>Silva, Marcelino Silva da,</author>
		<author>Silva, Carlos Patrick Alves da,</author>
		<resumeid></resumeid>
		<resumeid></resumeid>
		<resumeid>8JMKD3MGP5W/3C9JJ99</resumeid>
		<group></group>
		<group></group>
		<group>LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR</group>
		<affiliation>Universidade Federal do Pará (UFPA)</affiliation>
		<affiliation>Universidade Federal do Pará (UFPA)</affiliation>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<affiliation>Universidade Federal do Pará (UFPA)</affiliation>
		<affiliation>Universidade Federal do Pará (UFPA)</affiliation>
		<electronicmailaddress></electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress></electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>solon.carvalho@inpe.br</electronicmailaddress>
		<journal>Revista da ABET</journal>
		<volume>16</volume>
		<number>1</number>
		<pages>160-173</pages>
		<transferableflag>1</transferableflag>
		<contenttype>External Contribution</contenttype>
		<versiontype>publisher</versiontype>
		<keywords>Seguridade Social, Modelo atuarial, Reforma da Previdência, Social Security. Actuarial model. Social Security reform.</keywords>
		<abstract>O presente artigo procura aferir o grau de confiabilidade das previsões fiscais e atuariais de déficit no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) realizadas pelo governo federal, comparando os dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias dos anos de 2002 a 2015 com os resultados efetivamente realizados nas estatísticas oficiais. A pesquisa constata erros de elevada magnitude entre os valores previstos e realizados para a receita, despesa e déficit do sistema previdenciário, para a maioria dos anos, tornando as previsões realizadas sem qualquer significado. A investigação sobre as causas dos erros das projeções levaram à conclusão de que o modelo atuarial do governo federal apoia-se em metodologia impotente para produzir resultados confiáveis. As razões detectadas vão desde o congelamento, nos valores do ano de 2009, das variáveis do mercado de trabalho ao longo de quatro décadas, até a inusitada taxa de reajuste do salário mínimo acima do PIB e da inflação. O artigo conclui que o modelo atuarial que pautou a proposta de reforma da previdência de 2016 foi desenhado para subestimar receitas e superestimar gastos com benefícios, pois está apoiado em método que, apesar de simular infalibilidade, apresenta lacunas lógicas.  ABSTRACT: The present article search to measure the reliability of the fiscal and actuarial forecasts of deficit in the Social Security System (RGPS) comparing the data of the Budgetary Guidelines Law from years 2002 to 2015 with the actual results in official statistics. The research finds errors of high magnitude between the predicted and realized values for the revenues, expenses and deficit of the social security system, for most of the years, making the forecasts realized without any meaning. The investigation into the causes of the errors of the projections led to the conclusion that the actuarial model of the federal government relies on weak methodology which makes their results unreliable. The labor market variables are taken as constants over four decades and the minimum wage is readjusted above GDP and inflation. The article concludes that the actuarial model that guided the pension reform proposal was designed to underestimate revenues and overestimate public spending with benefits, since it is supported by a method that, despite simulating infallibility, presents logical gaps.</abstract>
		<area>COMP</area>
		<language>pt</language>
		<targetfile>puty_quao.pdf</targetfile>
		<usergroup>lattes</usergroup>
		<readergroup>administrator</readergroup>
		<readergroup>lattes</readergroup>
		<visibility>shown</visibility>
		<readpermission>deny from all and allow from 150.163</readpermission>
		<documentstage>not transferred</documentstage>
		<nexthigherunit>8JMKD3MGPCW/3ESGTTP</nexthigherunit>
		<url>http://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/36037/18563</url>
		<dissemination>PORTALCAPES</dissemination>
		<hostcollection>dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01</hostcollection>
		<username>simone</username>
		<lasthostcollection>dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01</lasthostcollection>
		<url>http://plutao.sid.inpe.br/rep-/urlib.net/www/2017/12.05.14.01</url>
	</metadata>
</metadatalist>